Aplicativos Móveis – Como construir?

Perez

Na era dos smartphones, seja qual for o seu público, ele utiliza aplicativos móveis!

Esta afirmação não é novidade pra ninguém e, tenho certeza, mexe com a cabeça de muitos empreendedores (quer tenham aberto sua empresa, quer não) e também com toda a galera de TI em geral. Fato é que, seja qual for o ramo de atividade do seu negócio, um App (como normalmente é chamado) instalado no smartphone do seu cliente pode lhe render uma excelente experiência e fazer o negócio bombar. Isso sem falar dos negócios baseados 100% na mobilidade (Uber, WhatApp, Waze e por ai vai…), nesses casos nem há outra opção que não investir, e muito, no desenvolvimento e aprimoramento dos aplicativos.

Mas e ai, como dar o primeiro passo?

Independente do momento que o empreendimento está, é necessário ter um bom planejamento para se começar a construir um aplicativo, para ilustrar um pouco desse cenário, vamos utilizar como hipótese o cenário de uma startup que está em criação e, desde seu início, irá precisar de um aplicativo para que seus clientes utilizem o serviço ou comprem seu produto a partir do smartphone – este é um cenário mais completo, pois trata, inclusive, de alguns estudos, definições e validações que uma empresa mais madura já poderia ter realizado em momentos anteriores.

Neste cenário, o de uma startup em criação, o modelo de gestão 5W2H (tem uma matéria legal da Endeavor em https://endeavor.org.br/5w2h), pode guiar os passos para a construção:

5W2H

Respondendo a essas perguntas o projeto pode começar a ser colocado em prática (as vezes começa mesmo sem ter todas as respostas).

É bem verdade que em alguns casos as respostas não são simples ou não estão maduras o suficiente, nesses casos vale muito a pena considerar o auxílio externo para ajudar neste momento tão importante – cada vez mais há empreendedores vivenciando estas experiências e dispostos a compartilhar conhecimento.

As 2 primeiras perguntas podem parecer simples no primeiro momento, mas não são. “O que?” e “Por quê?” são a chave do negócio e para respondê-las será necessário profundo conhecimento da área de atuação, público alvo e objetivo real do App. Muitas vezes pode se fazer necessário o envolvimento de um mentor, um investidor e/ou um especialista para auxiliar nestas definições – pode ser que um bom caminho seja a criação de um MVP (leia o artigo aqui).

Mapeadas as necessidades de mercado e o produto que será criado para resolvê-las, será necessário o envolvimento de um analista de sistemas para traduzir os “problemas de negócio” em funcionalidades de sistema– esta etapa resulta na criação de uma especificação funcional do projeto do App, nela estão descritas as funcionalidades, telas, navegação e, quando necessário, integrações com outros sistemas. É nessa etapa que são validadas questões como viabilidade técnica, escopo e também, ao final, é possível ter ideia de grandeza do projeto.

Nem sempre este recurso (o analista) está disponível, ou porque não temos ele na empresa, ou, no caso de empresas com departamento de sistemas, pode ser que não haja disponibilidade para assumir um novo projeto, nesse momento um auxílio externo pode resolver o problema, seja pela contratação de um “freela”, seja com a contratação de uma empresa especializada (fábrica de software) que irá disponibilizar um profissional (ou profissionais) para a execução do trabalho – esta seria a 1ª. Parte do desenvolvimento do App.

Etapas do Desenvolvimento

  1. Especificação Funcional
    1. Levantamento de requisitos
    2. Definição de Escopo, Premissas e Restrições
  2.  Desenvolvimento
    1. Implementação das funcionalidades, telas
    2. Criação da 1ª. Versão do aplicativo
  3.  Homologação
    1. Testes do aplicativo em ambiente controlado
    2. Validação pelos sponsors
    3. Pequenos ajustes
    4. Correções de bugs
  4.  Publicação
    1. Disponibilização do App para o público final

Após a conclusão da 1ª. Etapa, será possível ter uma visão bem mais clara do aplicativo e também será possível determinar uma ordem de grandeza para o desenvolvimento, com estimativas de custo e tempo.

Aqui vale uma dica vital para o sucesso do projeto: escolha um parceiro para o desenvolvimento que tenha envolvimento profundo no projeto, nada adianta ter uma ótima ideia, recursos financeiros, ótimo time de negócio e não ter uma equipe técnica alinhada com os demais integrantes do time. O engajamento e envolvimento entre as pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, inclusive em projetos de software, escolha um parceiro que permita a interação entre o time técnico (desenvolvedor) e de negócio (cliente), essa sintonia é fundamental para que se tenha o resultado esperado.

Transcorridas todas as etapas, será a hora de disponibilizar o aplicativo para o cliente e mensurar os resultados – estes serão muito importantes para definir quais serão os passos seguintes e o rumo que o App irá tomar.

Outro fator muito importante está relacionado à operação de suporte e sustentação, mas isso já é assunto para uma outra matéria…

Espero que tenham gostado e, quem sabe, se sintam encorajados a dar os primeiros passos no rumo da mobilidade.

Grande abraço.

Related Posts