MVP

Ricardo Figueiredo

O que é um MVP?

Conceitualmente um MVP ( da sigla em inglês Minimum Viable Product ) surgiu para que ideias e produtos sejam validados, utilizando o investimento mínimo possível para seu lançamento ou teste no mercado. Sendo assim o produto é lançado apenas com as funcionalidades necessárias para que ele cumpra a função para a qual foi planejado.

Isso permite que o público final possa experimentar e testar seu sistema ou aplicativo, permitindo uma coleta de dados mais real e não somente baseada em projeções de mercado. Esse conceito ficou mais evidente com Startups, justamente porque requer um investimento mais controlado. Além disso, fornece insumos para que a startup possa capturar o comportamento de seu público, entender o movimento feito por eles e detectar “falhas” no projeto.

Esse teste no mercado, permite a melhora contínua do projeto, tornando-o cada vez mais viável para o cliente final.

Para que uma empresa possa montar um MVP de sistemas ela precisa possuir alguns requisitos básicos:

  1. Possuir um equipe de desenvolvimento – A equipe de desenvolvimento fica focada na construção da arquitetura do projeto. Serão responsáveis por traduzir a ideia em código.
  2. Conhecimento tecnológico – É necessário entender quais as linguagens e plataformas que se adequam melhor ao projeto. Como o sistema responderá e quais as funcionalidades possíveis e viáveis.
  3. Previsibilidade de prazo para lançamento – Ter conhecimento do tempo de construção do projeto é essencial para projeções e orientação das estratégias de divulgação.
  4. Tamanho do Investimento – Saber o quanto é necessário investir para que o projeto saia do papel.

Aqui a Dart, somos especialistas na montagem de MVP´s. Acompanhando os caminhos do mercado, podemos oferecer as ferramentas para que uma startup ou um projeto possa passar por essa validação do mercado.

Trabalhamos com base em 3 pilares:

  1. Equipe Multidisciplinar;
  2. Acompanhamento completo do projeto;
  3. Experiência na estimativa de MVP´s

Equipe Multidisciplinar

Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados e em constante processo de desenvolvimento e aprendizado, incluindo: Analistas Back End, Analistas Front End, Analistas de Testes, Analistas de Requisitos, Gerentes de Projetos, entre outros.

Nossa fábrica de software conta com analistas experientes e é capaz de atender a projetos de diferentes níveis de complexidade.

Trabalhamos com plataformas de desktop, web e mobile (IOS, Android e Windows Phone)

Acompanhamento completo do projeto

Temos competência para atuar em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de um projeto de software, desde o levantamento de requisitos e entrevistas com usuários, até a implantação, suporte e manutenção das soluções.

Durante esse processo nossos clientes acompanho passo a passo o desenvolvimento do projeto, através de: Status Report, Reuniões e Ponto de Controle. Tudo isso para manter um relacionamento estreito e transparente com nossos parceiros.

Experiência na estimativa de MVP´s

Acompanhando a evolução do mercado, a Dart Digital entende o modelo de negócios das Startups. Durante os últimos anos, nos especializamos em desenvolver projetos de MVP, objetivando alcançar os melhores resultados.

Acumulamos grande experiência na análise e definição de modelos, padrões e arquiteturas de desenvolvimento de software, definição e construção de frameworks de desenvolvimento, mapeamento de processos de negócio associados à especificação de projetos de software, entre outros.

 

 

Related Posts