Apple descontinua funcionalidade de aplicativos híbridos

William Guitarrari

É hora de atualizar seus aplicativos!

A Apple começou a comunicar via e-mail sobre os aplicativos híbridos que utilizam UIWebView que irá descontinuar a utilização dessa Webview.

Aplicativos novos que utilizam UIWebView baseados em Ionic/Cordova só serão aceitos nas lojas da Apple Store até Abril de 2020, já para aplicativos existentes, será permitido a atualização até Dezembro 2020.

Mas vamos lá, algumas perguntas precisam ser respondidas antes de entrar em pânico.

O que é o UIWebView?

Os aplicativos híbridos como é o caso do Ionic, ao executá-lo em uma plataforma (iOS ou Android) é aberto em algo que chamamos de Webview, onde todos os eventos/interfaces disponíveis para o usuário são de um navegador.

A imagem acima retrata bem a arquitetura do Ionic, onde o desenvolvedor cria as telas, funcionalidades, etc.

Porém há mais ferramentas por baixo disso para fazer o aplicativo funcionar, os plugins nativos do Cordova são responsáveis por fazer a comunicação com os recursos do dispositivo, no caso de hardwares, seja para acessar câmera, verificar permissões, GPS, etc.

Também existe a camada de Webview, que é a responsável por controlar o que está sendo mostrado para o usuário do aplicativo quanto para propagar seus eventos para as camadas de baixo, essa também é uma camada nativa.

Na Apple a classe utilizada para essa camada de Webview é chamada de UIWebView que foi depreciada devido a motivos de “segurança e confiabilidade”.

Para quais tecnologias se aplica?

Basicamente será para aplicativos desenvolvidos em Ionic Cordova, ou qualquer outra tecnologia hibrida que utilize a UIWebView.

Preciso migrar o Ionic para outra tecnologia?

Não, nesse momento só será necessário trocar essa webview por uma que a Apple suporte. A longo prazo não sabemos se a Apple ira descontinuar mais alguma funcionalidade do Ionic/Cordova.

Algumas tecnologias hibridas têm avançado de forma significativa para o desenvolvimento de aplicações mobile, como por exemplo React Native e Flutter e tem acompanhado as mudanças necessárias para atender as exigências da Apple e Android.

 

Quer saber como resolver esse problema ou migrar a tecnologia do seu aplicativo? Entre em contato com a gente que podemos te ajudar.

comercial@dartdigital.com.br

Related Posts